Ovinos Morada Nova


O Sertão


O encanto do Sertão Nordestino é fascinante – no verão a seca chega a castigar com o brilho esplendoroso da luz do sol – no inverno, época das águas, o verde das folhas chega a brilhar com a energia da renovação.

Como diz o poeta cearense Bráulio Bessa, no sertão tem pouca água, mas sobra luz!!

A criação de ovinos e caprinos faz parte da cultura nordestina. Dentro da proposta de sustentabilidade, Plauto e Michaela decidiram resgatar uma raça sertaneja de ovinos chamada “Morada Nova” – Fazenda Julião, em pleno Sertão Cearense. O objetivo é a criação para abate de cordeiros de forma sustentável.

A Criação


A alta rusticidade e adaptabilidade do carneiro da raça Morada Nova às condições climáticas do sertão do Ceará é que tornam sua criação tão especial. Estes animais vivem soltos e em bandos. Na época das chuvas eles se deliciam com toda erva, capim ou palma do campo. Na época das secas eles se satisfazem com o capim seco e o transformam em nutrientes para sua procriação. Neste período, procuramos fornecer palma e moringa, ambos picados na forrageira, para manter a fertilidade das fêmeas matrizes.

Os cordeiros, após o período de 3 meses solto no campo junto da mãe, são separados e reunidos aos outros cordeiros da mesma idade onde recebem um reforço de silagem e ração no cocho, garantindo sua saúde e peso. Atingindo seus 6 ou 7 meses neste regime monitorado, eles são repassados para o abatedouro licenciado que prossegue com o corte e a venda das carnes nobres.

Devido ao manejo mais solto, proporcionamos aos animais menor adesão de tecido gorduroso, o que torna sua carne mais saborosa.

Vendemos cordeiros jovens para melhoramento racial e fêmeas jovens para aumento do seu plantel - confira preços através de nosso contato.


A Carne

A carne de cordeiros da raça Morada Nova é macia e pouco gordurosa. Seus cortes gourmets são apreciados pelos mais renomados chef's de cozinha.



O Couro

Com alto teor de colágeno, é considerado um couro de excelência conferindo maciez para calçados e bolsas.

 

Em parceria com a Companhia da Terra, que cuida do abate e dos cortes, temos hoje o orgulho de sermos criadores de destaque no Ceará.

Veja reportagem na sua íntegra na

Revista Cabra&Ovelha

anuário 2017-2018 - www.noticiasdoagro.com.br
ANO XIII - N 99 DEZEMBRO 2017

MATÉRIA COMPLETA